and I wait the morning...

30.8.07

Etapas Finais - Volta a Portugal

Os dias seguintes de prova foram um misto de esperança crescente na vitória do Cândido e de desilusão pelo resultado final.

No dia 10, dia de descanso dos profissionais, 14 cicloturistas subiram à Sra da Graça levando cerca de 2 horas de Mondim de Basto ao Alto da Sra da Graça - 13km sempre a subir!

No dia seguinte, foi a etapa de Celorico de Basto – Sra da Graça (7ª etapa). José Azevedo do Benfica acordou e terminou em 3º. Cândido mantém a amarela chegando em 3º (e a branca – camisola de pontos).





Na etapa Lixa – Gondomar a chegada foi uma confusão... para os ciclistas e amantes de ciclismo. Domingo à tarde com muita gente e calor mas o Cândido mantém a amarela!
Nestes dias pernoitamos em Felgueiras, onde também ficou a equipa de ciclismo. As 9h30 a equipa tomava o seu pequeno almoço: cereais, sumos e claro, um prato de esparguete com azeite! Durante a prova apenas têm acesso a barras energéticas e isotónicos, que são fornecidos em zonas e alturas próprias.
Jantámos no restaurante Sta Quitéria, o qual recomendo pelo atendimento e pelos sabores. Comemos como verdadeiros abades!

A 8ª Etapa: Aveiro – S. João da Madeira, a camisola amarela e branca é mantida por Cândido. Sente-se o apoio de todos os entusiastas! Até a polícia veste o boné da Liberty Seguros!
Cândido conquista a 98ª vitória na carreira!

9ª Oliveira do Bairro – Torre. Ninguém percebeu bem o porquê da partida em Oliveira... pouca gente neste dia de semana! Contudo a festa na noite anterior parecia animada à custa de muita brasileirada que andava por lá.
Não chegamos a ir à Torre e fomos directamente para Viseu. Esta foi literalmente a única tarde de descanso que tivemos. A piscina estava a nossa frente mas afinal tínhamos o dia seguinte (mal sabíamos nós o dia de chuva que iríamos ter). Foi uma das chegadas mais dolorosas... ver o Hector partir e depois receber instruções para atrasar e acompanhar o Cândido levou a algumas discussões. Neste dia ainda deu para ir jantar às “Muralhas” perto da Sé. Um ambiente fantástico com as feiras de S. Mateus mesmo ao lado. A noite terminava para alguns na DayAfter onde parece que as meninas da Vitalis fizeram sensação.

10ª e ultima etapa: Viseu em contra relógio.
Doloroso. Chuva, muita chuva, nem almoçámos! No final so queríamos regressar a Lisboa para um banho e uma noite decente!


Conclusões e algumas notas:

Foram 12 dias de emoções, de corre-corre entre 8 hoteis e cerca de 25 localidades. Muitos Km, calor nem tanto! Uma proximidade com estes atletas que me alterou o interesse pela modalidade e o respeito pelo trabalho dos mesmos!

1) Para os meus amigos benfiquistas e para os tantos que me pediram camisolas do José Azevedo autografadas, deixo o comentário do repórter da RR: “o Benfica demonstrou que a águia voa mas não pedala!”
2) Cândido: arrastou multidões, ganhou a simpatia de todos, especialmente das crianças. Venceu 4 etapas, ficou no final apenas com a camisola branca dos pontos.

3) Hector Guerra: o verdadeiro lutador. Depois de partir 2 costelas em Santo Tirso (Alto da Sra da Assunção) apoiou sempre o Cândido. O contra relógio de Viseu (que ganhou) e o 3º lugar na geral final demonstram as suas qualidades!
4) Injustiça: Xavier Tondo, raposa da LA MSS, conseguiu ganhar a volta sem ganhar qualquer etapa.
5) Liberty Seguros vence colectivamente (1º lugar por equipas) e ganha o 2º e 3º lugar na geral individual com Cândido e Hector Guerra respectivamente.
6) os maluquinhos:


Há que cuidar das nossas forças policiais!

7) Para os meus amigos do café central, recupero alguns momentos:






Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Pedro F. said...

Pá, p'ró ano que vem, mete lá uma cunha p'ra que eu tb possa usufruir de tão magníficas "paisagens"...

8:18 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home